css sfondo


Látex Centrifugado 60%

A coleta de látex da seringueira é feita por meio de sangria, iniciada quando o tronco atinge o perímetro de 45 cm, medido a uma distância de 1 metro acima do enxerto.

A sangria consiste numa incisão feita com uma faca especial no tronco da árvore essa incisão não deve ultrapassar o líber, onde se localiza os vasos lactíferos, de modo a não ferir o câmbio, responsável pelo crescimento radial do tronco.

O látex que escoa do corte feito no painel de sangria desce pelo canal vertical e, por meio de uma bica metálica, é recolhido em tigela fixa ao tronco por um suporte de arame. O procedimento de sangria mais utilizado no Brasil é o de corte em meia-espiral, em dias alternados.

Na tigela pode ser colocado previamente um agente preservativo do látex, com uma solução de amônia, que irá evitar que ele se coagule.

Ao ser extraído da seringueira, o látex possui em média 30% de borracha, 68% de componentes como água e substâncias não borracha, como lutóides, proteínas, sais minerais, etc. Para o processo industrial, há necessidade do látex ser centrifugado, ficando com 60% de sólidos e 40% de água.

Um subproduto da coleta de látex é a borracha espontaneamente coagulada nas árvores e nas tigelas, que também são coletados e destinados à Colitex, onde é utilizada como matéria prima para a Borracha Natural tipo GEB-1.



As principais características do Látex Centrifugado 60%:

>> Elasticidade e Flexibilidade;

>> Resistência a abrasão (Desgaste);

>> Impermeabilidade;

>> Facilidade a adesão em tecidos e aço;

>> Resistência a produtos químicos.





Látex Centrifugado 60%
 
Borracha Natural - GEB 10
 

Logo Empresa   LÁTEX CENTRIFUGADO 60%
Rod. Brig. Faria Lima, Km 403 – Zona Rural
Caixa Postal: 97 – CEP 14770-000
COLINA/SP
Telefone: (17) 3341-3300
  BORRACHA NATURAL – GEB-10
Est. Vicinal Mario Gonçalves, Km 4,5 – Zona Rural
Caixa Postal: 17 – CEP 15160-000
POLONI/SP
Telefone: (17) 3819-1217
  © Colitex 2017. Todos os direitos reservados.